Como primeiro ato da cerimônia de inauguração foi feito o plantio de mudas em homenagem aos professores da FCA, Glória Maria Escalante Machado, a qual recebeu a muda de cupuaçu, e Valmir Souza de Oliveira, homenageado com a muda de pau-brasil e à estudante do curso de Ciências Florestais, Jaranda Oliveira Chagas, que ganhou a muda da seringueira. Ao lado de cada planta há uma placa alusiva aos homenageados.
A seguir, houve o descerramento da placa do Bloco 2 da FCA denominado Professora Glória Maria Escalante Machado. O ato simbólico foi realizado pela reitora da UFAM, professora Márcia Perales, e pela professora do Departamento de Produção Animal e Vegetal da FCA, Luciana de Souza Aguiar e Souza. Prosseguindo, para efetuar o mesmo procedimento agora referente ao primeiro Bloco da FCA que recebe o nome de Professor Valmir Souza de Oliveira, foram convidados o vice-reitor da UFAM, professor Hedinaldo Lima, e a professora da FCA, Rosana Barbosa de Castro Lopes. A secretária da FCA, Celina de Fátima Monte Botelho, e o presidente do centro acadêmico de Agronomia, Marcelo Silva, realizaram o descerramento da placa de inauguração do auditório Samaúma no Bloco 1 da FCA.

Para o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, a estrutura da FCA vem atender aos anseios dos integrantes da Faculdade. “Essa era uma demanda muito antiga da FCA. E agora nós estamos em melhores condições de trabalho, para a oferta das disciplinas e para a realização de pesquisas. É uma grande satisfação para nós podermos viver esse momento e poder entregar esse espaço para a comunidade da FCA,” afirmou o vice-reitor.
Para o diretor da FCA, professor Neliton Marques, a nova estrutura predial da Faculdade traz em si dois significados, a celebração de um objetivo alcançado e o desafio de trabalhar muito mais para atingir a excelência nos serviços oferecidos pela FCA. “Foram mais de trinta anos de luta. Essa é uma conquista da comunidade da FCA, professores, alunos e funcionários nos seus seis cursos. Para nós é uma satisfação imensa porque temos agora instalações adequadas para que possamos desenvolver as atividades de ensino, pesquisa e extensão. É desafiador também porque aumenta a nossa responsabilidade na medida em que a comunidade universitária e a sociedade como um todo exigem de nós respostas mais qualificadas e nós temos de estar preparados para isso”, destacou o diretor que acompanhou a trajetória da FCA.

José Ferreira da Silva, professor do curso de Agronomia, foi colega de trabalho da professora Glória Maria Escalante Machado e o responsável pela leitura do memorial da referida professora. Emocionado, o professor destacou o compromisso e o amor que a professora Glória demonstrava pelo trabalho que desenvolvia. “A homenagem é mais do que justa. Ela trabalhou muito pela Universidade. Tinha dedicação exclusiva à Faculdade de Ciências Agrárias. Foi uma pessoa que vivia aqui. A UFAM era a segunda casa dela. Isto porque ela fazia aquilo que gostava. Tinha muito prazer no trabalho que realizava,” salientou o professor José Ferreira. Sobre os novos blocos da FCA, o professor é categórico. “Eu gostaria de estar entrando hoje na Universidade”, disse o membro da FCA que testemunhou o tempo em que a Faculdade tinha suas atividades limitadas por falta de espaço conveniente. “Era uma falta muito grande de área para laboratórios e salas de aula. Agora, com os blocos novos, todos os problemas de estruturais foram resolvidos”, comemorou o professor.

O engenheiro Florestal Leonilson Magalhães Cavalcante foi amigo da estudante Jaranda Chagas e, na cerimônia da FCA, foi quem plantou a muda que a homenageia. Segundo Leonilson, a homenagem é uma maneira de manter viva a memória da estudante. “É importante ela ser lembrada pela FCA, pois ela foi uma representante dos alunos no centro acadêmico e travou muitas lutas em favor do nosso curso, não somente na hora de demonstrar o que estava faltando, mas também buscando soluções para melhoria, juntamente com os professores e demais alunos. Foi uma pessoa que sempre esteve à disposição dos colegas. E esse fato de ter uma muda em memória dela é um marco que fica como exemplo para os demais universitários”, declarou.

O acadêmico do 5º período do curso de Agronomia da FCA, Patrick Alves, demonstra seu entusiasmo diante das perspectivas de crescimento dos cursos da Faculdade advindas das novas possibilidades de trabalho e estudo nas novas instalações da FCA. “É uma conquista muito importante para a nossa Faculdade. Ela vem para nos dar maior estímulo e vontade de estudar e produzir cada vez mais. Espero que todos os cursos da FCA melhorem com esses novos blocos,” disse o estudante.
Fonte: www.ufam.edu.br